terça-feira, 21 de outubro de 2008

O lago

A água de um lago sempre desagua em algum lugar. Um mar aberto, uma paisagem sem igual. Toda água segue seu caminho e ela pode até se tornar condensada, seca, rígida, rústica, ou até se vaporizar, virar um nada nesse universo. Mas a tendência divina dessa água é sempre um estado de pureza líquida, de movimento, sempre em busca de seu caminho, do horizonte azul. 
[...]
Só depende de você despoluir esse rio, ele é sua propriedade e só você tem o avarar para dar a ordem de limpeza.
[...]
Se você acha que consegue lidar, eu diria viver com essa poluição sentimental, tudo bem. Mas o difícil vai ser ver o lago dos outros tão límpido, cheio de peixinhos e não sentir nenhum pingo de inveja; e principalmente saber que você nem ao menos tentou, fugiu, preferiu não se importar, esquecer, deixar pra lá. Desleixo seu deixar chegar a esse ponto de podridão, acomodação sua não procurar uma cura rápida, lenta, enfim eficaz para essa imundice. Horrível saber que tudo está nas suas mãos e você simplismente se omite, com medo talvez que uma outra indústria poluidora venha te atingir novamente, ou não. Feio da sua parte, mais nojento que seu rio, essa premonição mal embasada de um talvez sofrimento.
Me revolto bastante com essa fácil desistência. E não peça meu apoio, pois é contra meus princípios suicídios instantâneos.
[...]
Eu quero ver esse rio brilhar de riquezas, eu quero vida vivendo nesse rio. E custe o que custar, eu estarei com você, nesse processo de despoluição. Sim, você tem o meu apoio e a minha total ajuda pra sair desse atoleiro de desilusão. Eu estou pronto a me sujar e a me adentrar nessa imundice dos infernos se for pra te salvar, pra te tirar daí. Grita minha ajuda, é só o que eu espero pra correr, te lançar uma corda e com os melhores sentimentos te livrar de uma vez por todas dessa carniça. 
[...]
Sai daí. Sai que você tem um mundo maravilhoso a sua espera. Um mundo que precisa de você, que sente sua necessidade. Sai e vem ver como é lindo o nascer do sol, vem tentar ser feliz. E se outros monstros poluidores cruzarem seu caminho, mostre toda sua superioridade e vença-os novamente, quantas vezes for preciso. Se a batalha for dura, você tem com quem contar.

Nenhum comentário: